aventura

VÍDEO: ciclista que rodou o mundo todo está em Santa Maria

18.388

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
A bicicleta fica ao lado do paulista Denizart Simões o tempo todo. São mais de 20 anos pedalando pelo Planeta Terra

Ele pedalou o mundo todo e está de passagem por Santa Maria. Denizart Simões começou a aventura há cerca de duas décadas e já visitou toda a América, Europa, Ásia, África e Oceania.

A primeira viagem foi para o sul da Argentina, no começo dos anos 2000. Logo depois, o ciclista pedalou pela América inteira e, em seguida, viajou para a Europa. Morou alguns anos na Suíça, e entre idas e voltas para o Velho Continente esteve na Ásia, África e Oceania. Fala inglês, francês, espanhol, italiano e alemão. Natural de São Paulo capital, desde que iniciou a aventura não tem residência fixa e roda o mundo parando em alojamentos, conquistando patrocínios, pedindo auxílios e fazendo muitos amigos.

- Eu olho para trás e quase não acredito de tantos locais que eu passei. Sempre com o dinheiro contado, fazendo comida eu mesmo - revela Simões.

Apesar de já ter passado pelo Rio Grande do Sul, essa é a primeira vez que o ciclista vem ao Coração do Rio Grande.

- Eu já tinha descido o Estado pelos dois lados, mas queria conhecer o Centro. Passei por Pantano Grande, Cachoeira do Sul, Paraíso do Sul e cheguei em Santa Maria - conta.

A paixão pela bicicleta surgiu como uma válvula de escape após a separação em um casamento e também como um motivo para se ocupar a parar de fumar. Hoje em dia, é a companheira inseparável de Simões:

- A bicicleta anda devagar. Você vê tudo. É o melhor transporte que você pode arrumar.

Auxílio

Na segunda-feira, Denizart Simões estava andando pela cidade e encontrou o vereador Givago Ribeiro (PSDB). Givago fez contato com a secretaria de Esporte e Lazer, que disponibilizou um local temporário para o ciclista dormir, no Centro Desportivo Municipal (CDM), até que siga a aventura.

- Estamos dando um suporte temporário ao Denizar. Ele precisava de um lugar para ficar, descansar e se alimentar. Buscamos unir forças para que ele possa seguir viagem, já que não poderemos alojá-lo por muito tempo - explica Gilvan Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer.

Enquanto aguarda o auxílio-emergencial do governo federal, Denizart vive com dificuldades. Quem quiser auxiliá-lo para seguir viagem pode ligar para (55) 99914-1213, mandar email para [email protected] ou procurar por Denizart Simões no Facebook.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nome do técnico colorado sai no BID e ele poderá estrear na casamata

Grêmio vence o Ayacucho por 2 a 1 e garante classificação na fase seguinte da pré-Libertadores Próximo

Grêmio vence o Ayacucho por 2 a 1 e garante classificação na fase seguinte da pré-Libertadores

Esportes